...

Central de atendimento ao Técnico

0800 016 1515

Generic selectors
Somente resultados exatos
Buscar em títulos
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

CONHEÇA O CRT DA SUA REGIÃO:

Prêmio Sistema CFT/CRTs estimula o conhecimento científico

  • 30 de outubro de 2023, 19:44h

Iniciativa do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos regionais que integram o Sistema CFT/CRTs premiou estudantes que conquistaram o primeiro lugar em três categorias na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O incentivo financeiro, repassado por meio de convênio celebrado com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, será aplicado no financiamento da viagem dos jovens que estarão expondo seus projetos na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF), nos Estados Unidos.

O Sistema CFT/CRTs premiou os três projetos classificados em primeiro lugar na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O incentivo financeiro repassado por meio de convênio celebrado com a Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, será aplicado no financiamento da participação dos jovens cientistas brasileiros na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (ISEF), realizada anualmente nos Estados Unidos.

A cerimônia de premiação realizada na noite de sexta-feira (27), em Novo Hamburgo (RS), marcou o encerramento da edição 2023 da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). No total foram avaliados 785 projetos elaborados por mais de três mil estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e técnico do Brasil e de mais 14 países.

Palavra do presidente

Ao entregar os prêmios, o presidente Solomar Rockembach destacou que a presença ativa do Sistema CFT/CRTs na Mostratec demonstra o compromisso da gestão 2022/2026 com a educação técnica de qualidade. Ao lado dos demais presidentes e representantes dos conselhos regionais dos técnicos industriais, o dirigente reforçou que acredita na capacidade intelectual dos cientistas brasileiros e que “os estudantes de hoje representam a nova geração de técnicos industriais que continuará contribuindo com o desenvolvimento social e econômico do Brasil”.

A mesma opinião é compartilhada pelos demais integrantes da diretoria executiva do CFT. Ricardo Nerbas (vice-presidente), Valdivino Alves de Carvalho (diretor Administrativo), José Carlos Coutinho (diretor Financeiro) e Bernardino José Gomes (diretor deFiscalização e Normas) reforçam que a defesa do ensino técnico de qualidade e a valorização profissional são metas estratégicas da gestão 2022/2026.

Projetos premiados

Os projetos premiados pelo Sistema CFT/CRTs foram elaborados por estudantes dos estados de São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul. Os estudos tratam sobre o diagnóstico de câncer gástrico; fixação de dióxido de carbono em água doce e salgada, e sobre o potencial larvicida natural contra mosquitos vetores de doenças tropicais.

Potencial larvicida

O primeiro estudante a subir ao palco para receber o prêmio foi Pedro Paulo Milhomem Braga, da Escola Santa Terezinha, da cidade de Imperatriz, no Maranhão. Orientado por Zilmar Soares, o estudante investigou o potencial larvicida das folhas de Joá Bravo – planta nativa de alguns países da América do Sul –  contra mosquitos vetores de doenças tropicais.

Em testes, o extrato produzido pelo autor do projeto foi capaz de matar todas as larvas do mosquito aedes aegypti. Segundo o estudante. 500ml do extrato seriam capazes de eliminar cinco mil larvas ao custo de R$ 3,50.

Diagnóstico de câncer gástrico

Em seguida, foi chamada a estudante Luiza Zaiter, aluna do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Degraus, de Jundiaí (SP). O projeto intitulado “Marcadores Moleculares do Câncer Gástrico”, orientado pela professora Clarissa Basso, identificou microRNAs que podem ser usados como marcadores para o diagnóstico do câncer de estômago, o quarto tipo de câncer mais frequente no Brasil.

A autora do projeto explica que duas variações de microRNAs foram identificadas apenas em indivíduos com tecidos neoplásicos, ou seja, com o câncer, enquanto essas mesmas moléculas não são expressadas em indivíduos saudáveis. “Os microRNAs podem ser usados como marcadores tumorais para o câncer de estômago”, conclui a estudante.

Fixação de dióxido de carbono

Por fim, subiram ao palco as estudantes Giovana Eggers e Luiza Apollo, da Fundação Libeato Salzano Vieira da Cunha, de Novo (RS). O estudo, orientado por Ana Sofia Belloli Cardoso, tem o objetivo de analisar quais condições favorecem a fixação do CO2, realizada pelo fitoplâncton, em água doce e salgada.

“Resolvemos estudar esse tema em razão do aumento da emissão de CO2 na atmosfera, que resulta no aquecimento global e na acidificação dos oceanos”, afirmou Luiza Apollo, ressaltando o caráter de responsabilidade ambiental do estudo. Segundo as estudantes, a coluna de água que mais favoreceu a fixação de CO2 foi a da Lagoa Fortaleza, localizada no município de Cidreira, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Premiados estarão na International Science and Engineering Fair

A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, sediará a edição 2024 da International Science and Engineering Fair (ISEF), Os três projetos brasileiros premiados pelo Sistema CFT/CRTs serão apresentados e terão a chance de concorrer a prêmios oferecidos por instituições de ensino, empresas, governos e organizações não governamentais, que totalizaram quase US$ 9 milhões em prêmios na edição deste ano.

No ano passado, o CFT também premiou estudantes na Mostratec, e duas delas – as estudantes Eloah Padrone e Rebeca Goulart – foram à ISEF 2023 e venceram um dos prêmios especiais na categoria engenharia biomédica, com o protótipo de um dispositivo para ajudar na correção da síndrome do pé caído, causada por lesão no nervo fibular.

Últimas notícias

CFT participa de lançamento do Selo Amigo da Escola

Projeto idealizado pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), pretende estimular e reconhecer o ensino técnico de qualidade oferecido…
Ler mais...

CFT prestigia lançamento de novo campus do Instituto Federal de Brasília

Presidente Solomar Rockembach participou do lançamento da pedra fundamental do projeto que será construído em uma das regiões administrativas mais populosas do Distrito Federal.
Ler mais...

Presidente do Senado recebe convite do CFT

Senador Rodrigo Pacheco (PSD/RO) foi convidado pelo presidente Solomar Rockembach para participar da Semana Nacional do Técnico Industrial 2024. Quinta edição do evento promovido pelo…
Ler mais...