...

Central de atendimento ao Técnico

0800 016 1515

Generic selectors
Somente resultados exatos
Buscar em títulos
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

CONHEÇA O CRT DA SUA REGIÃO:

Mostratec contará com projetos de estudantes do IFES Campus São Mateus e Campus Piúma

  • 26 de outubro de 2023, 07:23h

Estudantes de técnico em eletrotécnica do Ifes Campus São Mateus, Guilherme Mengali Carvalho e Soraia Pereira Carvalho

Durante os dias 23 a 27 de outubro, o CRT-ES está presente na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, que acontece no Centro de Eventos e Negócios da Fenac, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. O evento trata-se da maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. A programação do evento conta com apresentações de projetos de pesquisa de estudantes do Ensino Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Além disso, eventos culturais, esportivos e seminários também fazem parte das ações da Mostratec.

Ao todo, 785 trabalhos com representantes de mais de 15 países e de 22 Estados do Brasil, além do Distrito Federal, estarão expostos na feira. Os trabalhos irão concorrer a três tipos de categorias distintas, “Mostratec – Ensino Médio/Técnico”, “Mostratec Júnior – Educação Infantil” e “Mostratec Júnior – Ensino Fundamental”.

Professor e orientador Albeniz de Souza Júnior, estudantes de técnico em eletrotécnica do Ifes Campus São Mateus, Guilherme Mengali Carvalho e Soraia Pereira Carvalho, Presidente do CRT-ES Valmir Xavier Martins e procurador Lucas Muniz

No ano passado, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo esteve presente no evento e notou que não havia trabalhos do Espírito Santo entre os concorrentes, por isso, este ano o conselho se empenhou para que estudantes capixabas participassem da competição. Em parceria com a Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc) – Projeto de Extensão do Ifes e Instituto Tekoá e com o apoio do CRT-ES, dois grupos de estudantes chegaram as finais da Mostratec. Ambos os grupos competirão na categoria Ensino Médio/Técnico, sendo dois estudantes do ensino técnico industrial, representado pelos alunos Guilherme Mengali Carvalho e Soraia Pereira Carvalho, já o outro projeto que está na final é representado pelo aluno Gabriell Costa.

Projetos

Diretor de Fiscalização e Normas do CFT Bernardino José Gomes, estudante do Ifes Campus Piúma Gabriell Costa, estudantes de técnico em eletrotécnica do Ifes Campus São Mateus, Guilherme Mengali Carvalho e Soraia Pereira Carvalho, Vice-presidente do CRT-ES Elianderson Bernardes França e Diretor de Fiscalização e Normas do CRT-ES Jefferson Cariati

De autoria dos estudantes de técnico em eletrotécnica do Ifes Campus São Mateus, Guilherme Mengali Carvalho e Soraia Pereira Carvalho, o projeto “O papel do Ifes – Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0 (Campus São Mateus)”, está concorrendo na categoria Ensino Médio/Técnico na área de História e Ciências Sociais. O projeto é orientado pelo professor Albeniz de Souza Júnior, com Coorientação do professor Leandro Dias Cardoso Carvalho. 

O projeto pesquisa a eficiência de ensino oferecido pelo Ifes Campus São Mateus para formar profissionais que atendam o mercado de trabalho da região, alinhando os ensinamentos e habilidades exigidos pela quarta revolução industrial, que busca promover processos autônomos por meio de tecnologias cibernéticas. Além disso, o projeto mostra quais os impactos a Industria 4.0 tem no mercado de trabalho e na sociedade.

Estudante do Ifes Campus Piúma Gabriell Costa

O estudante Gabriell Costa é aluno no Ifes Campus Piúma e concorrerá com o projeto “Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo”, orientado pelo professor Márcio de Paula Filgueiras. O projeto faz parte da categoria Ensino Médio/Técnico e na área de História e Ciências Sociais. Apesar do grande número da concorrência, Gabriell está confiante sobre o projeto apresentado: “Minha expectativa tá ótima! Acredito que consigo atingir o pódio!”. 

Os projetos são concorrentes diretos e serão avaliados nesta quarta-feira (25) por profissionais qualificados das universidades, institutos de pesquisa e diferentes empresas da região. A premiação acontecerá na sexta-feira (27) às 20h no Teatro FEEVALE. Ganhará medalhas os trabalhos classificados do 1º a 4º lugar de cada área.

Os alunos estão acompanhados pelo Coordenador Geral da Fecinc, Prof. Me. Thiago Rafalski Maduro e dos membros da Diretoria Executiva do CRT-ES, o Presidente Valmir Xavier Martins, o Vice-presidente Elianderson Bernardes França, o Diretor de Fiscalização e Normas Jefferson Cariati, além do procurador Lucas Muniz e a Assessora de Desenvolvimento Vanessa Rebonato.

Serviço

Para o público, a feira estará aberta nos dias 24, 25 e 26 de outubro, das 13h30 às 21h. Os estandes dos alunos do Ifes estão no último corredor do lado esquerdo, números 168 e 169.

 

Para quem quiser participar, a entrada é franca. Além disso, terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da Mostratec no YouTube. 

Confira a programação da Feira Mostratec clicando aqui.

Últimas notícias

Associação dos Servidores do Senado Federal homenageia chefe de gabinete do CFT

Célio Araújo recebeu diploma das mãos do Senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) em, reconhecimento ao histórico de trabalho desenvolvido como servidor do Senado Federal
Ler mais...

CFT presente na Marcha em Defesa dos Municípios

Estande do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) na 25ª edição do evento organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) amplia aproximação com chefes do…
Ler mais...

Presidente do CFT destaca importância da Itaipu Binacional

Companhia pública, líder mundial em geração de energia, fundada em 17 de maio de 1974, completa 50 anos de história.  
Ler mais...