JOAQUIM AFFONSO BRITO: inspiração de um século para os Técnicos Industriais.

  • 14 de fevereiro de 2019

O Conselho Federal dos Técnicos Industriais felicita o Técnico em Edificações Joaquim Affonso de Brito por seu aniversário de 100 anos.

Nascido em 1919, na cidade de Santa Eudóxia (interior de São Paulo) – Joaquim, aos 5 anos de idade, migrou com a família para Pirajuí, onde vive até hoje ladeado pelos filhos e demais descendentes de sua frondosa árvore genealógica.

Com apenas 12 anos, o talento de Joaquim nas áreas de Marcenaria, Carpintaria e Arquitetura já era tão notável, que seu pai, José Affonso, decidiu contratar um professor para dar aulas particulares de desenho arquitetônico para ele – o que seria o prelúdio de uma próspera carreira profissional.

Joaquim, que recebeu sua carteira definitiva e o título de Técnico em Edificações em 2010, aos 91 anos, possui um vasto repertório de edificações, dentre as quais destacam-se a “Casa Avenida”, propriedade dos irmãos Rizzo de 1945; e a Capela de Santo Antônio, localizada no Jardim Aclimação – para ele, sua obra mais importante.

As obras de Joaquim tornam-se, com o passar dos anos, ainda mais emblemáticas, convertendo-se em patrimônio para a cidade de Pirajuí e para o Brasil.

Capela Santo Antônio Projeto de Joaquim Casa Avenida, 1945

 

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Últimas notícias

CFT promove seu primeiro seminário de fiscalização para os Conselhos Regionais de todo o Brasil

O Conselho recebeu colaboradores do Sistema CFT/CRTs de várias regiões do país para debater diretrizes e metodologias de fiscalização O CFT realizou entre 7 e…
Ler mais...

40 anos da fundação da ATESP, entidade que deu início ao movimento dos técnicos pela regulamentação profissional e criação do Conselho

A Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo, criada em 18 de Agosto de 1979, reivindicava, principalmente, maior representatividade para os técnicos…
Ler mais...

CFT adota a Lei de simplificação e vincula número do Cadastro de Pessoas Físicas ao documento de registro profissional

Decreto Federal atribui ao CPF o caráter de documento substitutivo a outros documentos e CFT adota a alteração no registro dos técnicos O Decreto Federal…
Ler mais...