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Encontro Setorial das Diretorias e Gerências Administrativas

  • 10 de agosto de 2023, 14:20h

CRT-SP participa de evento de caráter administrativo em Brasília; objetivo é trocar conhecimentos para aprimorar os processos de gestão interna com base nos impactos decorrentes da Lei nª 14.133/2021

Encontro Setorial de Diretorias e Gerências Administrativas, em Brasília

Controle interno, gestão de patrimônio público e de almoxarifado, ferramentas digitais e o impacto da Lei de Licitações e Contratos Administrativos – Lei nº 14.133/2021 – nos processos estiveram em pauta, em formato de palestras, no Encontro Setorial das Diretorias e Gerências Administrativas do Sistema CFT/CRT, realizado pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) no período de 8 a 10 de agosto de 2023, em Brasília.

Presidente do CFT, Solomar Pereira Rockembach cumprimentou os participantes – presidentes, vice-presidentes, diretores e gerentes – e destacou a importância do setor administrativo para aprimorar a excelência dos serviços prestados aos técnicos e à sociedade. Na abertura, de fato, das atividades, o gerente geral Luzimar Pereira da Silva ministrou palestra com o tema “O Papel do Administrativo no Desenvolvimento da Gestão Interna”, enfatizando o papel de cada um, dentro de suas respectivas funções, para ajudar o Sistema CFT/CFT a cumprir a missão de regulamentar e fiscalizar o exercício profissional. Complementaram o dia: Paulo Alves, presidente da Companhia Brasileira de Governança (CBG), com “Os Desafios da Nova Lei de Licitações”; os contadores Vilmar Medeiros e Ana Lúcia Portugal, respectivamente com os temas “Gestão do Patrimônio Público” e “Atualizações da Implantação do E-Social”; e finalizando , o procurador chefe, Antenor Alves de Sousa Junior, falou sobre “Gestão do Almoxarifado: A Importância e a Responsabilidade do Controle Interno e a Improbidade Administrativa”.

Diretores e gerentes administrativos dos CFT e CRTs compartilhando conhecimentos

Construção de um ambiente colaborativo e eficiente – Os trabalhos prosseguiram com palestra motivacional, tecnologia da informação e reciclagem de módulos administrativos. “A evolução e o compartilhamento de ideias favorecem a todos, oportunizando a troca de experiências construtivas aos CRTs para a melhoria no atendimento aos profissionais”, opina o diretor administrativo do CRT-SP, Welington Guilherme Rezende, destacando o ganho em matéria de conteúdo a partir das palestras apresentadas.

Para o gerente administrativo, Paulo Eduardo Reif Junior, os participantes tiveram acesso a conhecimentos sobre desenvolvimento da gestão interna, licitações, e-Social e eficiência operacional, tudo para melhorar a gestão do Sistema CFT/CRT. “Fui muito importante também no sentido de permitir o compartilhamento de conhecimento e melhores práticas, e por propiciar um ambiente mais colaborativo e eficiente”, acrescenta, enfatizando ainda a aplicação do conceito de inteligência emocional. Ele se refere, basicamente, à palestra motivacional “Psicologia, Inteligência Emocional e Identidade”, proferida por Mery Ellen, especialista em coaching.

Welington Guilherme Rezende; “A evolução e o compartilhamento de ideias favorecem a todos, oportunizando a troca de experiências construtivas aos CRTs para a melhoria no atendimento aos profissionais”

Welington Guilherme Rezende; “A evolução e o compartilhamento de ideias favorecem a todos, oportunizando a troca de experiências construtivas aos CRTs para a melhoria no atendimento aos profissionais”

 

Além deles, pelo CRT-SP também participaram do Encontro Setorial das Diretorias e Gerências Administrativas, realizado no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), os funcionários Ellen Cristina Lopes de Araújo, Raquel Lisboa Craveiros Fernandes e William da Silva Lara – todos, diretamente envolvidos com a área administrativa.

De olho na Lei nº 14.133/2021

A Lei nº 14.133, sancionada pelo governo federal em 1° de abril de 2021, trouxe mudanças significativas ao sistema de contratação pública no Brasil, revogando as leis anteriores que regulamentavam o processo licitatório. Essas alterações geraram polêmicas e controvérsias, o que evidencia a importância de explorá-las em maior profundidade. (…) A capacitação dos funcionários é crucial para garantir a legalidade e eficiência das contratações públicas, além de promover a transparência e a efetividade dos processos de contratação.

Fonte: Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP)

 

Texto: JD Morbidelli

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