Notícias

Eleição do CFT: “Juntos, Somos mais Fortes!”

  • 18 de julho de 2018

Com organização impecável e espírito democrático, técnicos elegem a primeira diretoria executiva e os conselheiros – titulares e suplentes – do CFT

Diretoria executiva e conselheiros eleitos do CFT; à mesa, da esquerda para a direita: Bernardino José Gomes, Francisco Viana Balbino, Wilson Wanderlei Vieira, José Carlos Coutinho e Solomar Pereira Rockembach

Entre tantos momentos emblemáticos vividos pelos técnicos desde o advento do movimento na década de 1970, o dia 22 de junho de 2018 entrará para a história como um dos mais significativos e, certamente, será lembrado e propagado geração após geração: com organização impecável e espírito democrático, pela primeira vez a categoria foi às urnas eleger a diretoria executiva e os 40 conselheiros, titulares e suplentes, do CFT – Conselho Federal dos Técnicos Industriais.

A eleição aconteceu em Brasília na sede da CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, entidade designada para coordenar, em articulação com as federações, sindicatos e associações técnicas, o primeiro processo eleitoral conforme disposto no artigo 34 da Lei nº 13.639/2018. O edital de convocação, assinado pelo presidente Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, foi publicado no DOU – Diário Oficial da União em 17 de maio e o prazo para registro de candidaturas expirou em 28 de maio. Apenas a chapa “Juntos, Somos mais Fortes!” se inscreveu para participar do sufrágio, apresentando os documentos em tempo hábil e respeitando todas as condições regimentais.

Nilson da Silva Rocha e Ramiro Lubian Carbalhal: presidente da CEN e coordenador da CN do processo eleitoral

Apuração e solenidade de posse – Ao término da apuração, Nilson da Silva Rocha, presidente da CEN – Comissão Eleitoral Nacional, agradeceu a presença dos técnicos e a colaboração de todos os envolvidos. “Proclamamos eleita a chapa ‘Juntos, Somos mais Forte!’”, resume, passando a palavra à CN – Coordenação Nacional para a leitura do termo de posse. “Em nome da CNPL nós declaramos empossados esses bravos e lutadores trabalhadores no CFT”, pronuncia o coordenador Ramiro Lubian Carbalhal.

Wilson Wanderlei Vieira: “Não é a vitória de uma, duas ou três pessoas, mas de todos os técnicos do país”

Em seu primeiro discurso como presidente do CFT, Wilson Wanderlei Vieira reconheceu o esforço dos dirigentes e agradeceu pelo reconhecimento do seu trabalho, como um dos principais articuladores do movimento, ao longo de mais de quatro décadas. “O momento é de alegria, de missão cumprida. Hoje nós estamos dando início à organização da categoria dentro de um conselho profissional, mas contamos com a colaboração de cada técnico para novas conquistas”, destacou o presidente do SINTEC-SP – Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo e da FENTEC – Federação Nacional dos Técnicos Industriais, após relatar alguns fatos importantes vivenciados pelos técnicos, as dificuldades enfrentadas ao longo das décadas e alertar que as atenções também devem estar voltadas à organização dos conselhos regionais, um trabalho grandioso que requer urgência e união. “Não é a vitória de uma, duas ou três pessoas, mas de todos os técnicos do país”, conclui, esclarecendo que a indicação de seu nome à presidência surgiu naturalmente.

Diretor da FENTEC e representante da OITEC – Organização Internacional dos Técnicos, Ricardo Nerbas exteriorizou dois aspectos em seu discurso: o dever comum de honrar os técnicos e corresponder à expectativa da sociedade; e a reflexão de que cada envolvido diretamente no conselho deve se desapropriar das vaidades e anseios pessoais. “Vamos fazer um conselho a serviço da sociedade e, juntos, abrilhantar cada vez mais essa profissão que tanto amamos”, decreta, citando ainda a importância política do deputado federal Giovani Cherini (PR-RS) por abraçar a causa e contribuir tão significativamente para torná-la realidade.

Nilson da Silva Rocha e Deise Lopes de Carvalho: “Nós nos sentimos na obrigação de homenagear três companheiros fundamentais nessa luta”

Homenagem e primeiros passos – Quebrando o protocolo, os representantes do SINTEC-SP – Sindicato dos Técnicos Industriais de Minas Gerais homenagearam o presidente eleito com um troféu e a insígnia do CFT. “Nesse momento tão importante para todos aqui presentes e outros milhares de técnicos espalhados pelo país, nós nos sentimos na obrigação de homenagear três companheiros fundamentais nessa luta”, discursou Nilson da Silva Rocha, acompanhado da diretora Deise Lopes de Carvalho, estendendo as homenagens ao companheiro Ricardo Nerbas e ao deputado federal Giovani Cherini (PR-RS).

No dia seguinte o CFT realizou a primeira sessão plenária, com exposição e apreciação de vários assuntos; entre eles: regimento interno, código de ética, sistema de informatização, registros profissionais, entre outros.

Mais fotos da eleição: