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A educação profissional será tema de seminário nacional promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). A programação está sendo elaborada pela Comissão de Educação e Exercício Profissional (CEEP) do CFT. A finalidade do evento, que está marcado para os dias 11 e 12 de abril deste ano, é debater estratégias para o fortalecimento do ensino técnico brasileiro, com ênfase na discussão a respeito da certificação por competência.
A iniciativa foi tema de reunião da CEEP realizada nesta terça-feira (28), em Brasília, da qual participaram a diretoria executiva do CFT, integrantes da CEEP, gerentes e funcionários da autarquia. O encontro de trabalho da CEEP, que tem como membros titulares os conselheiros federais Marcelo Valandro Dutra (coordenador), Valdeon de Morais (coordenador adjunto) e Félix Flávio Alves Carreiro, foi prestigiada pela diretoria executiva do CFT.
O presidente, Solomar Rockembach, acompanhado do vice-presidente, Ricardo Nerbas e dos diretores Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas), Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo) e José Carlos Coutinho (Financeiro), assegurou a CEEP que a estrutura do CFT está disponível para auxiliar na organização do seminário. Também compareceram à reunião os gerente Luzimar Pereira (Geral), Camila Miguel (Administrativa) e Telga Stephany (Técnica).
Dentre os temas que serão abordados no âmbito do seminário nacional, o principal será a certificação de competências, que é reconhecida pela Lei 9.394/1996, hoje regulamentada pela resolução 1/2021 do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE-CP), no seu artigo 47. A lei estabelece a possibilidade de reconhecer, por meio de avaliação, os conhecimentos adquiridos por profissionais na educação profissional e tecnológica, inclusive na prática profissional. Desde sua formação em 2018, o Sistema CFT/CRTs vem realizando intensas discussões sobre o aprimoramento das diretrizes e metodologias destas certificações, para garantir a valorização dos técnicos industriais que têm capacitação e competência para elaborar estudos, executar projetos e prestar serviços em todo o Brasil.
Durante o encontro de trabalho da CEEP, foram discutidos os objetivos, o público-alvo, palestrantes e o escopo do evento. Segundo o vice-presidente do CFT, Ricardo Nerbas, um seminário que pauta a educação profissional está de acordo com as metas da Gestão 2022/2026, que visa fortalecer as ferramentas e diretrizes do ensino técnico no Brasil.
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A educação profissional será tema de seminário nacional promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). A programação está sendo elaborada pela Comissão de Educação e Exercício Profissional (CEEP) do CFT. A finalidade do evento, que está marcado para os dias 11 e 12 de abril deste ano, é debater estratégias para o fortalecimento do ensino técnico brasileiro, com ênfase na discussão a respeito da certificação por competência.
A iniciativa foi tema de reunião da CEEP realizada nesta terça-feira (28), em Brasília, da qual participaram a diretoria executiva do CFT, integrantes da CEEP, gerentes e funcionários da autarquia. O encontro de trabalho da CEEP, que tem como membros titulares os conselheiros federais Marcelo Valandro Dutra (coordenador), Valdeon de Morais (coordenador adjunto) e Félix Flávio Alves Carreiro, foi prestigiada pela diretoria executiva do CFT.
O presidente, Solomar Rockembach, acompanhado do vice-presidente, Ricardo Nerbas e dos diretores Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas), Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo) e José Carlos Coutinho (Financeiro), assegurou a CEEP que a estrutura do CFT está disponível para auxiliar na organização do seminário. Também compareceram à reunião os gerente Luzimar Pereira (Geral), Camila Miguel (Administrativa) e Telga Stephany (Técnica).
Dentre os temas que serão abordados no âmbito do seminário nacional, o principal será a certificação de competências, que é reconhecida pela Lei 9.394/1996, hoje regulamentada pela resolução 1/2021 do Conselho Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE-CP), no seu artigo 47. A lei estabelece a possibilidade de reconhecer, por meio de avaliação, os conhecimentos adquiridos por profissionais na educação profissional e tecnológica, inclusive na prática profissional. Desde sua formação em 2018, o Sistema CFT/CRTs vem realizando intensas discussões sobre o aprimoramento das diretrizes e metodologias destas certificações, para garantir a valorização dos técnicos industriais que têm capacitação e competência para elaborar estudos, executar projetos e prestar serviços em todo o Brasil.
Durante o encontro de trabalho da CEEP, foram discutidos os objetivos, o público-alvo, palestrantes e o escopo do evento. Segundo o vice-presidente do CFT, Ricardo Nerbas, um seminário que pauta a educação profissional está de acordo com as metas da Gestão 2022/2026, que visa fortalecer as ferramentas e diretrizes do ensino técnico no Brasil.