Central de atendimento ao Técnico

0800 016 1515

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

CONHEÇA O CRT DA SUA REGIÃO:

CFT: UM BREVE RESUMO DOS PRIMEIROS SEIS MESES DE TRABALHO

  • 18 de dezembro de 2018

Da sanção presidencial da Lei nº 13.639/2018 à implantação de um novo sistema online de prestação de serviços

CFT: diretoria executiva e conselheiros – titulares e suplentes – democraticamente eleitos em junho de 2018

Entre tantos momentos importantes vividos pelos técnicos desde o advento do movimento na década de 1970, o dia 26 de março de 2018 entrará para a história com um dos mais significativos e, certamente, será lembrado e propagado geração após geração: naquela segunda-feira o governo federal sancionou a Lei nº 13.639/2018, criando o Conselho Federal e Regionais dos Técnicos Industriais e reparando uma injustiça histórica, marcada por perseguição, discriminação e cerceamento da liberdade profissional de uma categoria imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico do país. Além disso, o novo conselho conclui um ciclo de política social e marca o início de uma nova era para milhões de trabalhadores do setor, garantindo mais qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, propiciando segurança à sociedade.

Por inúmeras vezes muitos profissionais eram obrigados a entrar com ação judicial para garantir um direito legitimamente conquistado; pois, a antiga autarquia que os alocavam não respeitava integralmente o Decreto nº 90.922/1985, que regulamenta a Lei nº 5.524/1968 e dispõe sobre o exercício da profissão dos técnicos. Definitivamente, essas dificuldades fazem parte do passado e os técnicos terão o reconhecimento e a valorização merecida por todos as esferas políticas e setores sociais.

Em mais um momento histórico do movimento, a primeira eleição do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) aconteceu no dia 22 de junho de 2018 em Brasília, ocasião em que foram empossados os conselheiros – titulares e suplentes – e os integrantes da diretoria executiva: Wilson Wanderlei Vieira, presidente; José Carlos Coutinho, vice-presidente; Francisco Viana Balbino, diretor administrativo; Solomar Pereira Rockembach, diretor financeiro; e Bernardino José Gomes, diretor de fiscalização e normas. “O momento é de alegria, de missão cumprida. Nós estamos dando início à organização da categoria dentro de um conselho profissional, mas contamos com a colaboração de cada técnico para novas conquistas”, discursou na ocasião o presidente eleito Wilson Wanderlei Vieira.

Entre as atividades realizadas nesse primeiro semestre que se encerra no mês de dezembro, o CFT tem baixado várias portarias no sentido de se estruturar administrativamente e resoluções para disciplinar a atividade profissional dos técnicos; destaque, ainda, para o novo sistema online de prestação de serviços, agendado para entrar em operação a partir de 18 de dezembro de 2018.

Últimas notícias

CFT publica novas resoluções

As novas resoluções normatizam Atribuições dos Técnicos em Telecomunicações, Carteira Profissional Definitiva, Valores de Taxas para 2020, Laudos Técnicos de Arqueação de Granéis, Registro de…
Ler mais...

CFT participa de audiência pública em Brasília sobre a PEC 108/19

Deputados e Lideranças de Conselhos Profissionais reuniram-se para debater os efeitos da Proposta de Emenda à Constituição para os Conselhos e para a sociedade. O…
Ler mais...

IFB divulga edital para processo seletivo gratuito com 2 mil vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal de Brasília ofertará 41 cursos em modalidades como Ensino Médio Integrado, Subsequente e Educação de Jovens e Adultos. Nesta segunda (28/10), o…
Ler mais...