Central de atendimento ao Técnico

0800 016 1515

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

CONHEÇA O CRT DA SUA REGIÃO:

CFT garante a inscrição dos técnicos industriais no Cadastro Eletrônico de Peritos (eCPTEC)

  • 15 de outubro de 2019

Após requisição do conselho, editais ganham alteração para que os técnicos industriais tenham a possibilidade de inscrição no Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos

Reafirmando o compromisso de garantir o pleno exercício profissional dos Técnicos Industriais, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais enviou ofício aos Presidentes dos Tribunais de Justiça – tanto das justiças Estaduais, quanto da Justiça Federal – requerendo providências no sentido de garantir a inscrição no Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos, conforme dispõe o art. 156 do Código de Processo Civil, solicitando a respectiva alteração nos Editais, Portarias e demais normativos, de modo que seja garantida aos técnicos a possiblidade de compor o quadro de peritos Judiciais. Com esta iniciativa, o CFT alavanca um promissor mercado de trabalho para atuação profissional dos Técnicos, no caso as Perícias Judiciais.

CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL – Lei nº 13.105/2015

Art. 156. O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico.
§ 1º Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.
§ 2º Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.
§ 3º Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados.
§ 4º Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467, o órgão técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação dos profissionais que participarão da atividade.
§ 5º Na localidade onde não houver inscrito no cadastro disponibilizado pelo tribunal, a nomeação do perito é de livre escolha pelo juiz e deverá recair sobre profissional ou órgão técnico ou científico comprovadamente detentor do conhecimento necessário à realização da perícia.

Mais Informações Úteis:

A inscrição é solicitada pelo próprio técnico no sistema eCPTEC, disponível no Portal do TRF 1ª Região. Acesse a página aqui: https://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/processual/ecptec/.
Para a habilitação legal, o profissional deve anexar os documentos digitalizados exigidos no site, dentre eles a Certidão de regularidade do órgão de classe e diploma.

Últimas notícias

Em prol do isolamento social, CFT empreende novas dinâmicas de trabalho

CFT apresenta panorama dos últimos 60 dias de trabalho e elenca ajustes empreendidos em prol da segurança no período de isolamento social Diante do quadro…
Ler mais...

CFT apresenta seu Sistema Gerenciador de Demandas

Novo sistema criado pelo CFT, que visa dinamizar atendimento e comunicação entre o Conselho e CRTs, já está em funcionamento nos 11 Conselhos Regionais Em…
Ler mais...

CFT realiza Sessão Plenária virtual

Como medida de combate ao novo coronavírus, o CFT promove Sessão Plenária nº 012 por videoconferência, onde Diretoria Executiva e Conselheiros Federais votaram resoluções virtualmente…
Ler mais...