...

Central de atendimento ao Técnico

0800 016 1515

Generic selectors
Somente resultados exatos
Buscar em títulos
Buscar no conteúdo
Post Type Selectors
Buscar em posts
Buscar em páginas

CONHEÇA O CRT DA SUA REGIÃO:

Alunos do curso técnico em eletrotécnica do IFES ganham prêmio na Mostratec

  • 31 de outubro de 2023, 14:42h

Os estudantes Soraia e Guilherme são alunos do Ifes Campus São Mateus e ganharam em 4º lugar na categoria Ensino Médio/Técnico na área de História e Ciência Sociais, na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina.

Nesta sexta-feira (27), dois estudantes capixabas participaram e ganharam um prêmio na 38ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia – Mostratec, a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, onde teve a participação de cerca de 3 mil jovens e crianças competindo em diferentes áreas de conhecimento. Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, o evento aconteceu entre os dias 23 a 27 de outubro, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Os estudantes do curso técnico industrial em eletrotécnica do Ifes Campus São Mateus, Guilherme Mengali Carvalho, 19 anos, e Soraia Pereira Carvalho, 18 anos, ganharam em 4º lugar na categoria Ensino Médio/Técnica, na área de História e Ciências Sociais com o projeto científico “O papel do Ifes – Campus São Mateus na formação profissional para a indústria regional frente a inovação tecnológica 4.0”.

O projeto

O projeto trata sobre o impacto que a indústria 4.0 tem na região de São Mateus e pesquisa se o Ifes Campus São Mateus está atendendo as necessidades que essa nova era da indústria exige para inserir o profissional técnico industrial no mercado. Para isso, Soraia e Guilherme realizaram entrevistas para 24 egressos da escola e também com sete empresas da região norte e nordeste do Espírito Santo e os resultados mostraram que o Ifes Campus São Mateus atende as exigências da região, porém precisa de aperfeiçoamento para continuar acompanhando a inovação tecnológica 4.0.

Soraia e Guilherme revelaram que não esperavam ganhar em meio a tantos trabalhos relevantes apresentados na feira, ao todo, foram 785 trabalhos com alunos de 14 países e de 22 Estados do Brasil, além do Distrito Federal. “Ganhar um prêmio na Mostratec foi um mix de sensações. Estou muito grata e orgulhosa de nós, ter o nosso projeto premiado na maior feira de ciências da América Latina é um orgulho que eu vou levar para o resto da minha vida. Desenvolvemos uma pesquisa importante a esse ponto”, conta Soraia.

O projeto é orientado pelo professor Albeniz de Souza Júnior, com Coorientação do professor Leandro Dias Cardoso Carvalho e possui o apoio da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc) – Projeto de Extensão do Ifes, do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) e do Instituto Tekoá. Além de ter ganhado a premiação na Mostratec, o trabalho já foi um dos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a Febrace.

O estudante Guilherme explicou que o projeto se encerrou para eles por estarem no último ano do ensino médio técnico, porém, a dupla espera que o projeto continue através de outros alunos do Ifes. “Houve uma conversa com meu orientador para que ele possa continuar o projeto com outros alunos e me coloquei à disposição de explicar para os novos orientados tudo o que foi feito até então na pesquisa”, comenta.

Palavra do Presidente

presidente do CRT-ES, Valmir Xavier Martins parabeniza os alunos pela premiação e reforça o compromisso do Conselho em fomentar e apoiar o futuro da ciência e da tecnologia.

 

 

“Para o CRT-ES, é de grande importância a dedicação dos jovens na pesquisa, isso demonstra a capacidade do ensino técnico profissional para toda sociedade”, afirma o presidente.

 

Outras participações

Além do projeto do Ifes São Mateus, o Espírito Santo também foi representado pelo aluno no Ifes Campus Piúma do curso técnico em pesca, Gabriell Costa, com o projeto “Produção, repartição e consumo: etnografia das pescarias e das práticas de maricultura no litoral sul do Espírito Santo”. 

Últimas notícias

CFT participa de lançamento do Selo Amigo da Escola

Projeto idealizado pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-RJ), pretende estimular e reconhecer o ensino técnico de qualidade oferecido…
Ler mais...

CFT prestigia lançamento de novo campus do Instituto Federal de Brasília

Presidente Solomar Rockembach participou do lançamento da pedra fundamental do projeto que será construído em uma das regiões administrativas mais populosas do Distrito Federal.
Ler mais...

Presidente do Senado recebe convite do CFT

Senador Rodrigo Pacheco (PSD/RO) foi convidado pelo presidente Solomar Rockembach para participar da Semana Nacional do Técnico Industrial 2024. Quinta edição do evento promovido pelo…
Ler mais...