1º de maio

  • 1 de maio de 2019

Feriado em diversos países, o dia do trabalho ou dia dos trabalhadores, surgiu em Chicago (EUA) em 1886, quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho, dentre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia deu-se nos Estados Unidos a grande greve geral dos trabalhadores.

Já no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar o 1º de maio para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas.

Embora hoje se tenha atribuído um viés festivo à data, seu surgimento remonta à conscientização para as conquistas históricas dos trabalhadores.

O CFT felicita todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, cuja força de trabalho e persistência são o prelúdio de novos tempos – e condecora, em especial, os técnicos e técnicas industriais por sua contribuição para o desenvolvimento e progresso do país.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Últimas notícias

Reunião do CFT com a Caixa Econômica Federal

A Diretoria do Conselho reuniu-se com a Caixa Econômica para retificação de texto do Caderno de Orientações Técnicas (COT) Nesta terça-feira (07/5), o CFT reuniu-se…
Ler mais...

Primeira Reunião do CFT com o Conselho Regional do RJ e Conselho Regional da 2ª Região

CFT reúne pela primeira vez o CRT-RJ e CRT-02 (Amapá, Ceará, Maranhão, Pará e Piauí) para orientações gerais de funcionamento Nos dias 02 e 03/5,…
Ler mais...

CFT investe em treinamentos e aprimoramento de seu sistema de fiscalizações

Na sexta-feira (12/4), o CFT recebeu em Brasília o Coordenador da Comissão de Registro e Fiscalização, Sérgio Santos, que promoveu treinamento para a Equipe do…
Ler mais...