1º de maio

  • 1 de maio de 2019

Feriado em diversos países, o dia do trabalho ou dia dos trabalhadores, surgiu em Chicago (EUA) em 1886, quando milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicando melhores condições de trabalho, dentre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia deu-se nos Estados Unidos a grande greve geral dos trabalhadores.

Já no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar o 1º de maio para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas.

Embora hoje se tenha atribuído um viés festivo à data, seu surgimento remonta à conscientização para as conquistas históricas dos trabalhadores.

O CFT felicita todos os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, cuja força de trabalho e persistência são o prelúdio de novos tempos – e condecora, em especial, os técnicos e técnicas industriais por sua contribuição para o desenvolvimento e progresso do país.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Últimas notícias

Brasil conquista o 3º lugar geral em concurso internacional de profissões técnicas

Desde 2007, o Brasil está entre os cinco melhores do mundo na WorldSkills, a olimpíada mundial das profissões técnicas. (Foto: Divulgação/CNI)…
Ler mais...

CFT promove seu primeiro seminário de fiscalização para os Conselhos Regionais de todo o Brasil

O Conselho recebeu colaboradores do Sistema CFT/CRTs de várias regiões do país para debater diretrizes e metodologias de fiscalização O CFT realizou entre 7 e…
Ler mais...

40 anos da fundação da ATESP, entidade que deu início ao movimento dos técnicos pela regulamentação profissional e criação do Conselho

A Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo, criada em 18 de Agosto de 1979, reivindicava, principalmente, maior representatividade para os técnicos…
Ler mais...